Igreja clama por melhor atendimento a crianças vítimas de abuso e exploração sexual

 

Igreja clama por melhor atendimento a crianças vítimas de abuso e exploração sexual

Igreja clama por melhor atendimento a crianças vítimas de abuso e exploração sexual

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, um abraço solidário em torno da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao adolescente – DEPCA, em solidariedade a 1.557 crianças vítimas de violência sexual no período de abril de 2021 a abril de 2022 em Manaus.

O momento contou com a participação de representantes da Igreja Católica de Manaus e Organismos Civis, que integram o Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A campanha Faça Bonito, alusiva ao dia 18 de maio, completa 22 anos. Tem como símbolo a flor amarela que recorda a primeira infância, e a fragilidade da flor que representa a de uma criança. O jardim da DEPCA foi tomado por margaridas e por muitas pessoas que carregavam cartazes e balões, em manifesto a causa.

De acordo com a titular DEPCA, delegada Joyce Coelho, reafirmar o compromisso de humanização do atendimento as vítimas de exploração sexual, é dever de todos.

A igreja também abraça a causa, entre as instituições que integram o comitê estão: Caritas Arquidiocesana de Manaus, Instituto de Assistência à criança e ao adolescente – IACAS, Rede Um Grito Pela Vida, Pastoral do Menor e Casa de Sara.

Ouça matéria em áudio:

 

O integrante da Caritas Arquidiocesana de Manaus, Padre Hudson Ribeiro, destaca a igreja como defesa da vida e citou que o Arcebispo Metropolitano de Manaus, solicitou um encontro com o Governador Wilson Lima, para apresentar uma carta de intenção, para que a DEPCA se torne um Centro Integrado para acompanhar crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Padre Hudson Ribeiro é pároco da Igreja Matriz, Psicólogo, Filósofo e Teólogo, Doutor em Ciências, Pós-Doutor em Psicologia e coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus – SAPFAM, e afirma que as sequelas vividas pelas vítimas, podem durar a vida inteira e afetar muitos dos processos cognitivos.

O Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus – SAPFAM, é um atendimento Psicológico voltado para crianças, adolescentes e adultos de forma individual. Atendimento psicoterápico em grupo, direcionado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar