No calendário litúrgico da Igreja, no dia 19 de março é celebrada a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e padroeiro universal da Igreja. Em Manaus a festa encerrou com procissão pelas ruas do bairro Praça 14 e Cachoeirinha e contou com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Cardeal Leonardo Steiner.
Os festejos de São José 2024 refletiram o tema: “Com São José, sonhar os sonhos de Deus”. A temática escolhida apresenta o conceito de “sonho” e da ação de “sonhar”, fundamentada em duas motivações: a primeira, de natureza bíblica, ligada à vida de São José e a segunda, de natureza carismática, está vinculada à experiência salesiana do Santuário São José.
A procissão contou com a participação expressiva de fiéis. Uns descalços, outros carregando imagens do padroeiro em peregrinação ao santuário, entoando hinos e preces. A caminhada foi marcada pela recordação da vida de São José ao lado de Jesus e Maria, até a morte.
Durante a homilia, Dom Leonardo recordou a disponibilidade de José em fazer parte da história da salvação, aceitando Maria como esposa e Jesus como seu filho.
O Cardeal fez uma provocação para os fiéis e perguntou, qual é o sonho que Deus tem para nós?
Em um mundo onde os desafios e incertezas são abundantes, a figura de São José ressoa como um modelo de fé resiliente e confiança na providência divina. Sua vida simples, porém, extraordinária, continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo a buscar a santidade em suas próprias vidas, confiando na graça de Deus e na intercessão dos santos.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar