Igreja celebra São José Operário, padroeiro dos trabalhadores

Igreja celebra São José Operário, padroeiro dos trabalhadores

Igreja celebra São José Operário, padroeiro dos trabalhadores

Nesta segunda-feira, 1° de maio, a Igreja Católica celebra São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. Em Manaus a festa tem como tema: “Caminhando com São José” e conta como uma programação festiva do Santuário São José Operário. Carreata, missa, procissão e arraial fazem parte da atividade.

São José era pai adotivo de Jesus e tinha por profissão a carpintaria. É considerado padroeiro dos trabalhadores, por ser um exemplo de doação e serviço ao seu trabalho, onde obtinha o sustento de sua família.

Em 1955, o Papa Pio XII instituiu o dia 1° de maio como o dia de São José Operário, antes a data era comemorada apenas no calendário civil, fazendo memória ao Dia 1° de Maio de 1986, onde trabalhadores americanos paralisaram as suas atividades laborais, para reivindicar melhores condições de trabalho. Movimento que logo se espalhou por todo o mundo.

Ouça a matéria em áudio:

 

A festa de São José também se tornou uma peregrinação para aqueles que buscam por emprego. O pároco reitor do Santuário São José, Padre José Ivanildo, destaca a situação de vários homens e mulheres desempregados, que buscam por intermédio de São José, um trabalho digno para sua sobrevivência.

Hoje às 9h acontece a carreata em honra ao padroeiro com saída da Área Missionária Sagrada Família, no Tarumã, em direção ao Santuário Arquidiocesano São José, com a bênção dos veículos na chegada. A Missa Solene será às 17h, no Santuário São José, com procissão em seguida. Os fiéis também são convidados a participarem do arraial que contará com atrações, comidas típicas, dentre outros.

O Santuário Arquidiocesano São José Operário fica localizado à Av. Visconde de Porto Alegre, 806, Centro.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar