Igreja celebra Nossa Senhora do Sameiro nesta sexta-feira

Igreja celebra Nossa Senhora do Sameiro nesta sexta-feira

A Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro realiza mais uma edição do Arraial da Padroeira em Manaus. A festa reúne celebrações religiosas, apresentações musicais e comidas típicas.

A devoção à Nossa Senhora do Sameiro nasceu em Braga, Portugal, no século XIX. Segundo o coordenador da Pastoral da Comunicação da paróquia, Jordan Vilagelim, a devoção é marcada por relatos de graças e por uma forte ligação dos fiéis com a padroeira.

Nossa Senhora do Sameiro é uma devoção muito especial dentro da Igreja Católica. Ela nasceu em Braga, em Portugal, no século 19, quando um padre construiu um santuário no alto de uma colina em homenagem a Virgem Maria. Os fiéis que têm devoção a ela relatam muitas graças recebidas, e ela é vista como uma mãe que nunca abandona os seus filhos. E é aqui, em Manaus, que a gente tem algo muito raro, porque a Nossa é a única paróquia com esse nome em todo o Brasil, e a outra fica lá em Braga, em Portugal. Então é uma devoção muito única e muito querida pela nossa comunidade.

O arraial começou em 2011 e cresceu ao longo dos anos, reunindo fiéis, famílias e visitantes. A programação une fé e cultura popular, com início sempre marcado por momentos de oração e missa, seguidos das atividades festivas.

No dia 12 de junho, a programação inicia às 18h30 com o Ofício da Imaculada. Às 19h, ocorre a missa, seguida de festa.  No dia 13 de junho, acontece a missa presidida pelo bispo auxiliar dom Hudson Ribeiro às 17h.

Neste ano, a programação traz uma atração especial. No dia 13 de junho, o arraial contará com a transmissão do jogo da Seleção Brasileira contra o Marrocos pela Copa do Mundo às 18h. A expectativa da organização é reunir o público para acompanhar a partida em um ambiente de confraternização, sem deixar de lado a homenagem à padroeira da comunidade.

A paróquia fica localizada na Avenida Coronel Teixeira, nº 6394, bairro Ponta Negra.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto