Em 2024, a Igreja Católica comemora um marco significativo: os 800 anos das chagas de São Francisco de Assis. Este evento é uma oportunidade para refletir sobre a vida e o legado deste santo, que continua a inspirar milhões ao redor do mundo.
No ano 1224, ele recebeu as chagas, uma manifestação mística que o uniu ainda mais ao sofrimento de Cristo. Esse evento marcou a vida do santo, tomando-o um dos santos mais venerados da Igreja, destaca o pároco da Igreja São Francisco das Chagas, Frei Paulo Xavier.
Em Manaus, a Paróquia de São Francisco das Chagas, situada no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da cidade, recebeu inúmeros fiéis para pedir e agradecer pelas graças alcançadas. Há 40 anos a senhora Elaine Silva, vem à igreja agradecer pela cura de sua filha, quando ainda era bebê.
Ouça a matéria em áudio:
A figura de São Francisco é frequentemente associada à paz. Em um mundo repleto de conflitos e divisões, seu exemplo de amor e compreensão é ainda mais relevante, disse o bispo auxiliar, Dom Zenildo Lima em sua homilia.
Ecologia Integral
O Pároco, Frei Paulo Xavier, preside a Comissão de Ecologia Integral na Arquidiocese. Em sua paróquia os agentes de pastorais, serviços, movimentos e as famílias, estão cuidando de um lindo jardim na área externa da igreja e de algumas plantas ao redor do altar. A iniciativa é uma resposta do cuidado com a Casa Comum, afirma o religioso.
Após a Santa Missa, os fiéis saíram em procissão pelas principais ruas do bairro.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar