A igreja como participante ativa da sociedade orienta aos cristãos leigos e leigas a importância do exercício da cidadania. Estamos há quatro meses das eleições gerais no País, e é importante ter atenção aos candidatos que serão eleitos pelo povo Brasileiro.
Entre os candidatos a serem votados em outubro de 2022, estão: Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por meio das Comissões Episcopais Pastorais para o Laicato e para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançaram o caderno “Encantar a Política”.
Ouça a matéria em áudio:
A iniciativa visa fortalecer a conscientização da cidadania eclesial em comunhão com a cidadania social, para que juntas sejam o melhor caminho para o voto consciente. Segundo a Presidente do Conselho de leigos e leigas da Arquidiocese de Manaus, Patrícia Cabral, a força da participação da sociedade população nas eleições, é um compromisso ético e cristão.
O caderno retoma a Laudato Sí, Fratelli Tutti e Evangelii Gaudium, que são encíclicas do Papa Francisco, trazem os sonhos de uma igreja em saída e de uma sociedade que preserve o meio ambiente, desde a floresta a cultura dos povos, que fazem uma igreja de rosto amazônico. A igreja é também é responsável pelas escolhas da sociedade e o voto é a expressão da liberdade.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar