Na bíblia, no capítulo 6 do Livro dos Apóstolos, é possível constatar a instituição do ministério do diaconato na igreja. Este é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. O diácono ajuda no serviço da caridade, na liturgia, realização de alguns sacramentos, como a assistência do matrimônio e na celebração do batismo, na celebração da Eucarístia e visita aos doentes.
No caso dos fraters da Congregação Redentorista, José Paulo e Lyle Diaz, eles vão se preparar para a ordenação presbiteral dentro de um pouco mais de tempo. Ambos atuam na igreja da Amazônia. O religioso Lyle Diaz desempenha atividades pastorais na Paróquia Coração Imaculado de Maria, no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus, desde fevereiro de 2023.
Natural do Paraguai, Diaz já atuou em diversas localidades do Brasil e no exterior, e na igreja de Manaus sua vocação se fortaleceu.
Já o frater José Paulo Santos é manauara, da Comunidade São Filipe, área missionária da Ponta Negra. A sua caminhada na Congregação Redentorista teve inicio em 2017 após o despertar para a vocação religiosa. Atualmente, exerce atividades pastorais na diocese de Macapá. Santos relata a sua alegria em servir a Deus e expectativa para os próximos passos da sua trajetória na igreja.
O padre Amarildo Luciano, Vigário Provincial da Congregação Redentorista, destaca o fato da ordenação diaconal geralmente despertar em outros jovens o chamado vocacional, e que Deus chama por meio da participação na vida comunitária.
A ordenação diaconal acontece neste domingo, às 18h, na Paróquia Coração Imaculado de Maria, no Morro da Liberdade. A Congregação Redentorista está no Amazonas desde 1942. Em Manaus, atualmente, 23 jovens estão em formação.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Arquivo Pessoal