O projeto foi lançado no início do mês de outubro pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A iniciativa integra o programa EnvelheSer 60+, do Governo do Estado e objetiva proporcionar suporte emocional, físico e social aos idosos.
A Sejusc mantém 80 grupos de idosos em Manaus e na Região Metropolitana. Qualquer pessoa a partir de 45 anos pode se juntar a esses grupos. Através do projeto, os idosos têm a oportunidade de participar de atividades ao ar livre, como montaria de cavalos, apicultura, trilhas e diversas práticas rurais.
Segundo a aposentada Maria Tereza Melo, de 80 anos, a oportunidade contribui no dia a dia, pois ajuda na saúde física e mental.
O programa se organiza em três principais áreas de atuação: apoio às vítimas de violência e proteção de direitos; ações de prevenção e combate à violência, incluindo a interiorização das políticas; e promoção da saúde, bem-estar e autonomia financeira.
As inscrições estão disponíveis nas sedes dos grupos ou no Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CeciPcD), localizado na rua Marquês de Quixeramobim, 210, no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar