O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, a partir da próxima semana, em Tapauá e Urucará, uma ação de crédito rural voltada a pescadores artesanais e agricultores familiares. A campanha de concessão de linhas de financiamento ao setor, está prevista para o período de 08 a 17 de abril, nas Unidades Locais (UnLoc’s) do Idam nos dois municípios.
Em Urucará, a ação será destinada para agricultores familiares e pescadores artesanais, enquanto em Tapauá, a ação visa, exclusivamente, pescadores artesanais. A expectativa é que, pelo menos, 110 trabalhadores rurais sejam atendidos, sendo 60 em Tapauá e 50 em Urucará.
Para solicitar o serviço, pescadores artesanais devem apresentar RG, CPF, certidão de casamento (se casado), comprovante de residência, a Carteira do Pescador Artesanal (RGP) atualizada, a proposta para a aquisição de máquinas, equipamentos e apetrechos de pesca, a cartão de banco (conta corrente).
Os agricultores familiares devem ter em mãos o RG, CPF, comprovante de residência, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e documento do terreno.
Além da ação de crédito, em Tapauá, o Idam também vai promover reuniões com representantes de pescadores artesanais da comunidade Castanheirinha, com o intuito de debater o ordenamento pesqueiro do rio Itaparanã.
Conforme o engenheiro, os diálogos sobre o ordenamento pesqueiro ocorrerão entre os dias 13 e 14 de abril na UnLoc Idam/Tapauá.
A UnLoc Idam/Urucará está localizada na rua São Paulo, nº 345, bairro Centro, Urucará/AM. Já a UnLoc Idam/Tapauá está situada na avenida Presidente Costa e Silva, nº 168, bairro Manoel Costa, Tapauá/AM.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação