O IBGE começou, nesta segunda-feira (4), a fazer a nova PNAD Covid, que é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre o Coronavírus, por telefone, em parceria com o Ministério da Saúde. Quase dois mil agentes de pesquisa já começaram a ligar para 193,6 mil residências de 3.364 municípios de todos os estados do país. No Amazonas, vão ser 4.400 entrevistas por mês. Ou seja, 1.100 por semana. Em Manaus, a estimativa é de 2.442 entrevista/mês e 610 por semana.
A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar. E também descobrir como trataram os sintomas. Nos casos de internação, vai ser possível saber também se o paciente foi sedado, entubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, vai ser perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica.
O Coordenador da Pesquisa no Amazonas, Tiago Almudi, explica que os pesquisadores vão ligar para as residências dos cidadãos.
A aplicação do questionário dura aproximadamente 6 minutos e os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE, com a matrícula, RG ou CPF do entrevistador. Os moradores também podem ligar no 0800 721 8181 ou (92) 3306 2000, e assim ter a certeza de que a pessoa que está ligando pertence ao IBGE.
Tiago Almudi lembra que, em nenhum momento, vão ser solicitadas informações pessoais dos entrevistados, como número de documentos.
O IBGE planeja divulgar os primeiros resultados ainda em maio e afirma que o sigilo das informações coletadas é garantido pela lei nº 5534/1968.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Arquivo/Agência Brasil