O Projeto Mobilizar e Agir, realizado pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), realizou nesta semana uma oficina de formação para os Agentes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, no Município de Coari.
A ação visa capacitar profissionais que atuam diretamente com esse público em situação de vulnerabilidade, especialmente em casos de violência sexual, no Estado. Katiuscia Souza, é gerente social do projeto e afirma que a capacitação da rede é um passo essencial para que as práticas de atendimento sejam mais seguras e eficientes.
- Fundo das Nações Unidas para a Infância concede selo para 28 municípios do Amazonas
- Em Parintins, homem é preso suspeito de abusar sexualmente e engravidar a própria sobrinha
A ação tem como um de seus principais objetivos fortalecer as redes de defesa dos direitos humanos em todo o estado. Durante a oficina, os participantes tiveram acesso a módulos práticos e teóricos, visando a melhoria do atendimento e proteção das crianças e adolescentes.
O IACAS atua desde 2001 no estado do Amazonas, promovendo políticas públicas e fortalecendo a rede de proteção dos vulneráveis. Suas ações são voltadas ao combate à violência sexual, à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento dos vínculos familiares, sempre em parceria com órgãos públicos e instituições privadas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar.