Inaugurado neste mês de outubro em Manaus, o Hospital Público Veterinário do Amazonas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados o atendimento é, exclusivamente, para emergências, das 8h às 12h. O serviço é prestado por ordem de chegada e as senhas são distribuídas, a partir das 7h da manhã.
De acordo com a unidade, 100 senhas são entregues diariamente. Para ter o pet atendido, os tutores devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento do animal (SinPatinhas, se tiver).
Conforme a titular da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), Joana Darc, os serviços de emergência não necessitam de senha.
Para a vacinação, é recomendável que o tutor leve a carteira de vacinação, caso tenha. Conforme a Sepet, nos três primeiros dias de funcionamento, 565 animais foram atendidos e mais de mil procedimentos realizados.
O Hospital Público Veterinário do Amazonas conta com mais de 60 profissionais, entre médicos veterinários, técnicos e equipe de apoio. Na unidade são oferecidos serviços como consultas em clínica geral, ortopedia, cardiologia e oftalmologia. Também serão realizados exames laboratoriais como hemograma, testes rápidos (para cinomose, parvovirose, FIV e FeLV), além de diagnósticos por imagem com raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma.
Rádio Rio Mar
Foto: Antonio Lima/Secom