O Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) da Zona Leste, referência em neurocirurgias pediátricas no Amazonas, agora conta com um tomógrafo de última geração, o que agiliza e aprimora o atendimento em casos de urgência e emergência. Desde sua implementação em junho, a unidade já realizou 40 neurocirurgias e, em média, 20 tomografias de crânio por dia.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), o novo equipamento melhora a precisão dos diagnósticos, facilitando decisões rápidas pela equipe médica. De janeiro a setembro, foram 1.368 procedimentos, incluindo 88 intervenções neurocirúrgicas.
A coordenadora de Neurocirurgia Pediátrica, Cecília Grangeiro, ressalta a importância do tomógrafo para atender pacientes em estado crítico, garantindo diagnósticos rápidos e eficazes.
O HPSC, que atende cerca de 400 pacientes diariamente, prioriza o bem-estar infantil, oferecendo acompanhamento pós-alta no Instituto de Saúde da Criança (Icam).
Com 99 leitos, incluindo 10 de UTI, o hospital tem mais de 20 anos de serviço e conta com uma equipe qualificada para oferecer diversas especialidades, incluindo pediatria, neurocirurgia e ortopedia.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar