A Unidade de Saúde, conhecida como Hospital da Zona Norte, já é referência em transplantes renais.
O anúncio foi feito pelo Governo do Amazonas, na manhã desta terça-feira 06/08. O Hospital Delphina Aziz, localizado na zona Norte da capital amazonense, será equipado para realizar transplantes de fígado a partir de 2025. A unidade hospitalar da Rede Estadual é referência em transplantes renais e implantes cocleares. Desde o ano passado, mais de 100 procedimentos dessas especialidades foram realizados na instituição.
- AM tem 104 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave nas últimas três semanas
- Em comemoração ao Dia do Ciclista, Detran-AM realiza Curso de Segurança Viária para Ciclistas
Durante o anúncio, o Governador do Estado, Wilson Lima, disse que a realização do procedimento de fígado em Manaus vai dar mais comodidade aos pacientes e celeridade na recuperação.
O Hospital Delphina Aziz é considerado pioneiro em transplantes renais na Região Norte. O primeiro procedimento com doador vivo foi realizado em 5 de julho de 2023. Um ano depois, em 29 de junho deste ano, foi executado o primeiro transplante renal com doador falecido. Já no dia 31 de julho, dois pacientes receberam rins também de doador falecido.
Luciano Lopes, de 35 anos, foi o primeiro paciente que recebeu transplante de rins na Instituição e destaca a importância do serviço.
Durante o evento, profissionais que integram as equipes de transplantes do Hospital receberam certificados e troféus de reconhecimento pelo trabalho realizado.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar