O anúncio do primeiro procedimento de implante coclear, inédito na rede pública de saúde do estado, foi feito durante o lançamento do Movimento Estadual Março Lilás. O primeiro paciente que passará pela cirurgia no Hospital Delphina Aziz é uma criança de três anos e 11 meses. Ele passará pelo procedimento na manhã de sábado, com previsão de duas a três horas para a sua realização e previsão de alta no mesmo dia.
O governador Wilson Lima ressalta que a unidade hospitalar funcionava com apenas 30% da sua capacidade e que após investimentos conta com 100% de sua estrutura apta em funcionamento.
Caso haja necessidade, o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Joãozinho será utilizado para o atendimento pós-operatório do paciente. Após sete dias, o paciente será encaminhado para retirar os pontos e, após 30 dias da retirada dos pontos, haverá a ativação do aparelho.
O Hospital Delphina Aziz passará a realizar outros procedimentos específicos, como o de transplante de rim. A unidade já está realizando trabalho preparatório com os pacientes. Já em 2024, começará a fazer o transplante de fígado. Para atender essa necessidade equipamentos de ponta estão sendo adquiridos para garantir ao paciente menor tempo de internação e recuperação.
O Delphina Aziz, durante a pandemia, se tornou um hospital referência para o tratamento da Covid-19.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Ministério da Saúde