O anúncio da realização de transplante de rins no Amazonas foi feito em novembro. Desde lá, o Hospital Delphina Aziz,localizado na zona norte de Manaus, começou a ser preparado pare receber os pacientes que realizam tratamento de pré e pós transplantes de rins.
Recentemente, foram apresentadas as medidas que estão sendo tomadas para dar início aos protocolos de atendimento voltados aos pacientes que aguardam na fila de regulação para realização do procedimento. O ambulatório, também, passa por reestruturação para ter um fluxo único para transplante na unidade.
O investimento para a realização deste tipo de transplante será de R$ 1 milhão mensais por parte do Governo estadual. De acordo com Wilson Lima, a implantação dos serviços vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo a necessidade de saída do domicílio.
O início dos transplantes está previsto para o primeiro semestre de 2023. A capacitação das equipes médicas, de enfermagem e multiprofissionais, está sendo realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com apoio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde. E já há previsão da realização de outro procedimento dessa natureza no Amazonas. Como explica o secretário de Saúde, Anoar Samad.
Os transplantes de rins já haviam sido realizados anteriormente no Amazonas, mas eram feitos por meio de parceria com a rede privada, que foi encerrada em janeiro de 2018. Agora, todo o procedimento será integralmente executado na rede pública estadual de saúde. A meta inicial é realizar oito transplantes mensais.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Divulgação