Hospital Adriano Jorge realiza 300 testes rápidos para detecção de Hepatites

De acordo com o painel epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em 2023 o Amazonas teve 436 casos confirmados de hepatite B, 179 de hepatite C, 30 de hepatite A e 28 da hepatite D, além de 122 mortes pelos quatro tipos da doença.

Este ano, até o dia 23 de julho, a FVS já contabilizou 250 casos confirmados de hepatites: sendo 151 do tipo B, 73 do tipo C, 10 do tipo A, e 16 do tipo D. Nesse período, 29 mortes já foram registradas no Estado.  Conforme o painel epidemiológico FVS-RCP não há registros de mortes por hepatite E no Amazonas nos últimos sete anos.

Diante deste cenário, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) intensificou a campanha de prevenção às hepatites virais. Nesta quarta-feira, pelo período da manhã, a unidade vai oferecer 300 exames gratuitos para servidores, pacientes e acompanhantes na unidade, como explica a médica gastroenterologista, Márcia Raquel.

A médica também destaca a necessidade da campanha Julho Amarelo, que busca conscientizar a população sobre os riscos das hepatites virais.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites são causadas pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação