Horário reduzido de operação de aeroportos do interior do Amazonas gera reclamação

O Amazonas possui uma rede rodoviária pequena por conta da sua geografia. O principal meio de interligação da população são os rios, mas em casos de urgência o transporte aéreo é mais eficaz devido as grandes distâncias. De acordo com o deputado estadual Sinésio Campos (PT/AM), o deslocamento por meio de avião tem sido prejudicado por conta da redução no horário de funcionamento de alguns aeroportos do interior, entre eles, Tefé e Tabatinga.

Atualmente, o aeroporto de Tefé funciona no horário das 6h às 10h, e o aeroporto de Tabatinga das 14h às 18h. Para o parlamentar, a redução no horário de funcionamento contribui para o isolamento dos municípios. O caso será levado ao Ministério de Portos e Aeroportos.

Ambos os aeroportos são administrados pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, pertencente ao grupo Vinci Airports. A redução do horário de funcionamento das pistas de decolagem e aterrisagem é devido a obras nos aeródromos.

A ideia a ser levada ao Ministério de Portos e Aeroportos é de que a realização das obras sejam aceleradas e que ocorram em horários alternativos, como no período da noite, quando normalmente não existem voos, permitindo o funcionamento regular dos aeroportos.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação Infraero