O levantamento foi feito pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apontou que 78% das mortes no Amazonas estão ligadas com atividades criminosas. Os dados mostram que o tráfico de drogas é a principal atividade relacionada às mortes no primeiro trimestre deste ano. Nesse período, a SSP-AM registrou 156 homicídios em Manaus, sendo 121 assassinatos ligado ao tráfico de entorpecentes.
Deste total, 99 pessoas foram vítimas de arma de fogo. Os números indicam também que 86 delas, ou tinham passagem pelo sistema prisional ou boletins de ocorrências registrados em seu desfavor. Para Luciana Paixão que é especialista em Segurança Pública, a falta de políticas públicas influencia no aumento do trafico de drogas e das mortes ligadas ao crime.
Em abril deste ano, a taxa de homicídios até caiu em todo o Amazonas. Mas segundo Secretário de Segurança Pública do Estado, Cel. Vinicius Almeida, a queda nos números de morte reflete, na diminuição de outros crimes.
O levantamento também aponta que 16% das vítimas não estavam necessariamente ligadas a práticas criminosas. No entanto, tinham envolvimento em algum tipo de conflito interpessoal específico, seja com familiares ou desconhecidos.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet