Renato do Vale Costa, de 25 anos, foi preso suspeito de matar Francisca Alves Praia, de 48 anos, com vários golpes de faca. O crime aconteceu no último domingo, dia 17 de agosto, na rua das Garças, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

Homem é preso e adolescente é apreendida por envolvimento na morte da própria mãe em Manaus. Foto: Divulgação PC-AM.
A filha da vítima, uma adolescente de apenas 12 anos, foi apreendida por ato infracional análogo ao mesmo crime. Ela é apontada como mandante do assassinato. Segundo o delegado Adanor Porto, adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, a vítima, conhecida na vizinhança como “Patrícia”, era uma pessoa com deficiência física. O corpo foi encontrado caído atrás da cama e sem roupas.
Inicialmente, a polícia investigou o caso como latrocínio, pois a vítima teria um benefício de R$ 17 mil para receber. No entanto, durante o depoimento, Renato afirmou desconhecer esse valor. Ele confessou o crime e revelou que agiu a mando da filha de Francisca, com quem mantinha um relacionamento amoroso.
- Calor intenso e baixa umidade marcam o início do verão Amazônico
- Ipaam Itinerante promove atendimentos e capacitação em Presidente Figueiredo
Segundo o suspeito, a adolescente o procurou na madrugada do crime, dizendo que não suportava mais a convivência com a mãe, que a impedia de sair de casa e de manter relacionamentos.
A Justiça decretou a internação provisória da adolescente. Renato segue preso à disposição do Poder Judiciário. A polícia continua investigando se houve retirada de valores da conta da vítima e também apura a suspeita de abuso sexual.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar