Ágata Silva é consultora de vendas, e foi até o Hemoam para doar pela primeira vez.
Rotina que a Miriam Gonçalves já adotou há 10 anos, ela começou a doar sangue para ajudar um colega de trabalho, e desde então, mantém esse compromisso a cada seis meses.
De fato, doar sangue é um gesto transformador, o problema é que iniciativas como a da Agatha e da Miriam, estão cada vez mais escassas. Com o estoque sanguíneo atual considerado crítico, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores de sangue AB-, B-, O-, A+ e O+ para estabilizar o nível de bolsas disponíveis, como explica Margareth Rodrigues, gerente da Captação de Doadores do Hemoam.
Por isso é tão necessário reforçar a importância da doação de sangue e ter a consciência, de que com essa simples ação, se pode salvar até quatro vidas. Para ajudar a reverter essa situação, é fácil, qualquer pessoa com idade entre 16 e 60 anos pode doar sangue, para isso é necessário ter pelo menos 50 kg, estar em boas condições de saúde e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
- Em estado crítico, Hemoam convoca doares de sangue
- Com estoque crítico, Hemoam abrirá nos dias 24 e 31 de dezembro
Quem teve covid-19, pode doar depois de 30 dias, e quem se vacinou, precisa esperar entre 2 e 7 dias, dependendo do fabricante do imunizante. Seguindo essas recomendações é possível fazer a sua parte, e ajudar a salvar vidas. O Hemoam funciona de segunda a sexta das 07h da manhã as 18h, e fica localizado na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro oeste de Manaus.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar