O processo conta com seis fases preparatórias, incluindo exames de aptidão física e psicológica, para classificar os agentes à fase de capacitação para o uso do armamento de arma de fogo. Ao final, 60 agentes da Guarda Municipal devem ser os primeiros selecionados para utilizar o instrumento de segurança. No último fim de semana mais de 70 agentes realizaram uma série de testes físicos na Ponta Negra. Uma fase importante, como destaca, Sérgio Fontes, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus.
Além da avaliação médica, os agentes tiveram que passar por teste de corrida com percursos de 1.000 e 1.500 metros. Na corporação municipal há oito anos, Francilene Bezerra relata que a iniciativa tende a melhorar o trabalho da Guarda Municipal.
165 guardas municipais de Manaus foram aprovados em processo seletivo para treinamento de uso de arma de fogo. A guarda já conta com 250 pistolas semiautomáticas de calibre 9mm. A decisão de armar o órgão foi tomada após o Amazonas sofrer uma onda de ataques violentos no mês de junho de 2021. Isso só foi possível após aprovação de uma PEC autorizando o armamento da Guarda em todos os municípios do Amazonas pela Assembleia Legislativa do Estado. E da aprovação por unanimidade, em regime de urgência, da criação da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal de Manaus pela Câmara de Vereadores da capital.
O prefeito David Almeida já sinalizou a possibilidade de concurso público com 200 vagas para o cargo de guarda municipal, ainda para o ano de 2022. Não há renovação na categoria desde 2012.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Semcom