Grupo de trabalho criado por Lula conclui relatório favorável à reconstrução da BR-319

O ‘Grupo de Trabalho Especial’ criado pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em agosto do ano passado, concluiu os trabalhos e apresentou relatório final no qual conclui que a pavimentação da BR-319 é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável. A informação foi publicada pelo Ministério dos Transportes, nessa terça-feira.

Lula cria ‘grupo especial’ para decidir se BR-319 entrará nos investimentos do PAC

BR-319, PAC, AMAZONAS, GOVERNO FEDERAL

O relatório sugere conjuntos de medidas para atender a preservação ambiental. Algumas das soluções são cercar 500 quilômetros do ‘trecho do meio’ da rodovia, o monitoramento e a instalação de 172 passagens de fauna para travessia segura dos animais.

Confira aqui o relatório na íntegra

A BR-319 tem 885 quilômetros de extensão e liga Manaus a Porto Velho e outras regiões do país. Contudo, mais de 400 quilômetros, principalmente do ‘trecho do meio’, não está pavimentada.

Os próximos passos da pavimentação são de responsabilidade da Casa Civil do governo federal, com base no relatório do Grupo de Trabalho.

O governador Wilson Lima disse que o Estado do Amazonas prestará todo o auxílio necessário. “Parabenizo o grupo de trabalho pelo relatório e coloco o Estado à disposição para agilizar esse processo no que for necessário. A BR-319 é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da Amazônia e do Brasil”, disse, em rede social.

A princípio, o custo da obra está estimado em R$ 2 bilhões.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação