O Governo do Amazonas recebeu, nessa segunda-feira (02), o apoio de mais 23 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Esses agentes vão contribuir para as ações em curso do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, especialmente no combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus.
A chegada das forças federais ocorre após reuniões junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, para articular a integração institucional no combate aos incêndios no Amazonas.
Ainda na tarde de ontem, representantes do Prevfogo, do Ibama e o secretário da Sema participaram de uma reunião no Batalhão do Corpo de Bombeiros, para o alinhamento das primeiras estratégias de combate. A ação prioritária será a extinção do incêndio que ocorre na margem direita do Rio Negro, no Distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Ao todo, mais de 40 bombeiros estão atuando no sinistro, que atinge uma área de mata de, aproximadamente, três quilômetros de extensão no Cacau Pirêra. Na manhã terça-feira (3), as equipes do Prevfogo fizeram um sobrevoo, para reconhecimento aéreo do terreno, com o objetivo de traçar as melhores estratégias de combate junto aos Bombeiros.
O efetivo que chegou nessa segunda-feira (2) se junta a outros 33 brigadistas do Prevfogo, que estão no Amazonas desde setembro, atuando no combate aos focos de incêndios na Terra Indígena Andirá-Marau, em Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus).
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação