O Governo do Amazonas divulgou nota nessa segunda-feira (19), afirmando que considera inimaginável a não participação do Boi-Bumbá Garantido no 56º Festival Folclórico de Parintins, por supostos problemas financeiros da Associação Folclórica. Dessa forma, o governo assegura que o festival acontecerá, nos dias 30 de junho e 01 e 02 de julho de 2023, como manda a tradição.
A publicação destaca ainda que o Estado cumpriu com todos os acordos firmados para a realização da festa neste ano. Além do repasse de R$ 10 milhões para os bois, sendo R$ 5 milhões para cada um, também trabalhou na captação de recursos junto a patrocinadores da iniciativa privada. Ao longo dos anos, o Governo também tem dado todo o apoio logístico e estrutural para que o espetáculo ocorra e espera que as Associações Folclóricas também cumpram sua parte, colocando os bois na arena e fazendo a festa acontecer.
Ontem (19), o boi-bumbá Garantido ameaçou não participar do 56º Festival Folclórico de Parintins. O comunicado foi realizado por meio de ofício enviado para a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). O documento tem assinatura do presidente da agremiação, Antônio Andrade.
No ofício, o presidente do bumbá destacou que por conta das dificuldades financeiras enfrentadas, a diretoria tomou duas decisões.
– Realizar a apresentação no Festival Folclórico de Parintins 2023 com sérias dificuldades de naturezas diversas, principalmente financeiras;
– Efetivar o pagamento de todos os recursos humanos envolvidos na construção do Boi 2023.
Ouça o áudio do nosso correspondente em Parintins, Carlos Alexandre:
Com informações da assessoria
Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação/SEC