O Ministério dos Transporte propôs realizar a pavimentação de pelo menos cinquenta quilômetros da BR 319. No entanto, o trecho do meio, considerado crítico, não vai ser contemplado. Os problemas de pavimentação na BR 319 se arrastam há pelo menos duas décadas. A solução definitiva para asfaltar da principal rodovia federal da Amazonas ainda não será feita. Mas o Governo Federal prometeu pelo menos minimizar os transtornos, pavimentando pelo menos cinquenta quilômetros da BR 319.
O asfalto vai ser implantado em um trecho de terra batida, fora do chamado trecho do meio, que é considerado mais crítico, onde há muita lama que impede a passagem de veículos leves e pesados. Mesmo com a proposta de pavimentar apenas um trecho, o Governador do Amazonas, Wilson Lima, teme que as negociações sobre a licenças ambientais para a pavimentação completa da BR 319 voltem à estaca zero. Ouça o que diz o Governador:
O Ministro dos Transportes, Renan Calheiro Filho, disse estar empenhado em solucionar os todos os problemas da única rodovia federal que liga os Estados do Roraima e Amazonas ao restante do Brasil. O ministro Renan Filho defende que a pavimentação completa da BR 319, porque, segundo ele, a rodovia asfaltada vai custar menos aos cofres do Governo, do que os investimentos na manutenção da estrada de barro. Ouça o que diz o Ministro:
Além da pavimentação desses cinquenta quilômetros da BR 319, o DNIT abriu uma licitação para construir um viaduto na rodovia na chegada à cidade de Porto Velho. Todas essas obras de melhorias na BR 319 só devem acontecer em 2024.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
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