O governo federal lançou uma licitação com Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para construir três pontes ao longo da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). De acordo com o edital 0638/2023-00, as estruturas serão sobre o Igarapé Santo Antônio (Km 575,73), Igarapé Realidade (Km 590,13) e Igarapé Fortaleza (Km 601).
Conforme as especificações, a primeira ponte terá 50 metros de extensão, a segunda 80 metros e a terceira 100 metros. A licitação é por RDC porque trata-se de contratação integrada de empresas para elaboração dos projetos básicos e executivos das obras de arte especiais (OAE) e também para execução da construção das obras. A abertura das propostas pela coordenação de licitações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está marcada para o dia 09 de fevereiro.
O valor do orçamento estimado pelo governo federal para a execução das obras é de mais de R$ 18,4 milhões.
Na justificativa da licitação, o Dnit afirma que, atualmente, a passagem de veículos e pedestres nestes três trechos da rodovia é feita por pontes de madeira. Contudo, tal condição, associada às fortes chuvas, típicas da região, dificultam o tráfego de veículos, e consequentemente, o fluxo de pessoas, bens e serviços entre as comunidades afetadas. E que, diante desse cenário, considera-se o empreendimento como de fundamental importância social e econômica na área envolvida.
Histórico
A rodovia BR-319 foi inaugurada em 1976 no contexto do projeto de integração da Amazônia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, visando consolidar uma rede rodoviária de corredores de transporte estruturadores, tomou a iniciativa de complementar alguns segmentos em que o pavimento se deteriorou.
A BR-319, também conhecida como rodovia Álvaro Maia, é uma rodovia diagonal que liga duas capitais da região Norte, Porto Velho (RO) e Manaus (AM), totalizando uma extensão de 918,8 km. Ao longo de todo o seu percurso, a BR-319 permite o acesso a diversas cidades tais como: Humaitá/AM, Lábrea/AM, Manicoré/AM, Careiro/AM, Manaquiri/AM, Autazes/AM e Careiro da Várzea/AM. Além disso, é a única ligação rodoviária e de extrema importância para a região Norte, permitindo e integrando os estados do Amazonas e Rondônia com o restante do País.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Dnit