Os órgãos de controle do estado conseguem ter acesso a dados, em tempo real, de queimadas e qualidade do ar, permitindo a antecipação de ações emergenciais. Uma das ferramentas utilizada é o Selva, que monitora diversas variáveis ambientais, incluindo, chuvas e descargas elétricas em tempo real.
De acordo com o professor doutor da Universidade Estadual do Amazonas e idealizador da plataforma, Rodrigo Souza, o Selva fornece informações precisas sobre a localização e a intensidade das queimadas.
- Brasil tem 154 mil focos de calor registrados este ano, segundo Inpe
- Seca dos rios: Pesquisador alerta para uma gestão de risco e não de crise
Outra plataforma utilizada é o aplicativo InFire, para uso exclusivo da corporação do Corpo de Bombeiros na Operação Aceiro 2024. O lançamento do aplicativo ocorreu em junto? deste ano, e, desde então, os trabalhos das equipes envolvidas na operação foram intensificados, como explica o coronel Reinaldo Menezes.
Segundo o governo do Estado, de junho até o dia 1º de setembro, mais de 11,6 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros. Sendo, 1.051 incêndios na capital e 10,5 mil no interior do estado.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar