Na manhã desta quarta-feira 20/09, durante o evento “Conectividade na Amazônia”, o Governo do Amazonas anunciou que vai levar internet de alta qualidade ao município de Tabatinga. O projeto é fruto de uma parceria entre Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel e a administração estadual. A previsão é que a rede de distribuição esteja em pleno funcionamento até o início de 2024. O governador do Estado, Wilson Lima, destaca que o programa vai impulsionar diversos setores naquela região.
Instituído em 2021, o Programa Amazônia Integrada e Sustentável visa implantar uma rede de fibra óptica, de alta capacidade, ao longo dos rios da região amazônica. O decreto que deu origem ao projeto, autoriza, ainda, a realização de parcerias públicas e privadas para utilização da capacidade excedente das redes implantadas.
- Seca do Rio Negro afeta moradores da Vila de Cacau Pirêra, em Iranduba
- Lei Paulo Gustavo disponibiliza R$ 16 milhões em editais a artistas de Manaus
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, explica que outros países que compõem a Amazônia Legal, também, se interessaram em participar do programa, o que facilita a implantação da estrutura.
O evento “Conectividade na Amazônica” abordou temas como os desafios para o futuro da Amazônia conectada. Programas de expansão da conectividade e telecomunicações na região, também, fizeram parte das discussões, como o Amazônia Integrada Sustentável – Pais, o “Norte Conectado” e o projeto “Infovias”, todos em andamento em várias localidades da Amazônia Legal.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar