O Governo do Amazonas entregou, nessa terça-feira 13/06, os ramais Sol Nascente, Frederico Veiga, Cláudio Mesquita e Novo Paraíso asfaltados à população que reside naquela área. As estradas estão localizadas em trechos distintos da BR-174, que liga o Amazonas ao Estado de Roraima. As obra custaram R$ 26,9 milhões ao cofres públicos, e fazem parte do pacote de obras de revitalização de ramais.
- Cartilha para orientar processo de denúncias no disque 181 é lançada
- Inscrições para o Enem 2023 terminam nesta sexta-feira; saiba mais
A estrada Sol Nascente, teve 1,98 quilômetro recuperado; o ramal Frederico Veiga, 3,48 quilômetros; a via Cláudio Mesquita, 4,8 quilômetros; e o ramal Novo Paraíso, 5,43 quilômetros de asfaltados. Durante a entrega das obras, o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura – Seinfra, Carlos Henrique, disse que a pasta vai recuperar mais de 200 quilômetros de ramais no Estado.
As obras são consideradas estratégicas, pelo Governo do Estado, pois recuperam estradas por onde escoam produtos da agricultura familiar, que movimentam a economia local. Setores como o de fruticultura, avicultura, hortaliças, piscicultura e extrativismo são beneficiados.
Só no ramal Novo Paraíso, vivem 340 famílias, que criam mais de 12 mil aves e produzem em 7,5 mil hectares de terras. Todos os produtos são comercializados dentro e fora do Estado do Amazonas. Carlos Henrique destacou o potencial dessa região e a importância de uma interligação.
O ramal Cláudio Mesquita terá uma segunda etapa de obras, com a construção do segundo acesso à BR-174 e a pavimentação de mais de 250 metros de estrada.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar