O deputado estadual Wilker Barreto apresentou dois pedidos de impeachment contra o Governador Wilson Lima e o vice Carlos Almeida Filho. Durante a sessão legislativa dessa quinta-feira, o parlamentar cobrou celeridade para apreciação pelo presidente da Casa, Deputado Roberto Cidade.
Wilker Barreto diz que os argumentos têm como base o posicionamento do Ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça. Há um mês, Wilson Lima se tornou réu no STJ por fraude na compra de ventiladores pulmonares inadequados durante a pandemia.
As declarações foram dadas após o pronunciamento do deputado Delegado Péricles sobre os resultados da CPI da Pandemia no Senado. O parlamentar saiu em defesa do governo federal. Ouça os discursos:
O governador acumula outros pedidos de impedimento desde o ano passado. Segundo Wilker, a estratégia é que, para esse último, haja um julgamento político com base no voto do ministro que o tornou réu. O STJ ainda não julgou Wilson Lima, mas acatou a denúncia para começar as investigações.
Wilker voltou a insistir na abertura da CPI da Asfixia na Assembleia, apresentada por Delegado Péricles para investigar os gastos do Governo Estadual, mas que não avançou.
Procurado, o Governo do Amazonas ainda não se pronunciou.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar