Governador Wilson Lima entrega equipamentos e amplia efetivo da Operação Tamoiotatá

Nesta segunda-feira, o governador Wilson Lima entregou novos equipamentos para estruturar brigadas no sul do estado e anuncia a ampliação de efetivo para a Operação Tamoiotatá, reforçando o combate ao desmatamento e queimadas ilegais no sul do Amazonas.

As equipes atuarão em diversas frentes, que incluem o combate efetivo às queimadas, a realização de barreiras terrestres para coibir o mercado ilegal de madeira, além de ações de Defesa Civil, monitoramento ambiental e cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão.

Em campo, a atuação será ampliada ainda com o uso de geotecnologias, com R$ 1,7 milhão investidos em um serviço de monitoramento ambiental remoto, com a utilização de drones.

A Operação Integrada Tamoiotatá está, atualmente, em sua 9ª fase de execução. De abril a agosto de 2021, a ação em campo embargou um total de 10.919,90 hectares no sul do Amazonas. Ao todo, foram R$ 31.196.524,23 em multas, provenientes de 57 autos de infração. O número de autuações remotas realizadas pelo Ipaam chegou a 47.

Em cinco meses de atuação, o Estado conseguiu apreender mais de 14,3 mil metros cúbicos de madeira sem origem florestal comprovada, além de 33,8 mil quilos de carvão vegetal extraído ilegalmente.

 

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: SECOM