O Amazonas agora tem três casos confirmados de Coronavírus. Além de uma mulher de 39 anos, que viajou para a Inglaterra e um homem de 55, que esteve na Espanha, uma terceira pessoa, que passou pelo Peru foi confirmado como caso positivo, pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Rosemary Costa.
Segundo Rosemary Costa, dos sete casos à espera do resultado do exame, um é de Coari.
Entre os casos suspeitos descartados está o do próprio governador Wilson Lima, que teve contato próximo com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na semana passada, quando o parlamentar esteve no Amazonas.
Rosemary Costa explica por que ninguém foi infectado durante a passagem de Davi Alcolumbre por Manaus.
O governador Wilson Lima ainda assinou mais um decreto, nesta quinta-feira, 19, que suspende as aulas em todas a escolas estaduais do interior e ainda que recomenda o fechamento de todas as academias e estabelecimentos de ginástica. A medida vale, inicialmente, por 15 dias.
Aeroporto
Wilson Lima frisou que, embora seja uma competência do Governo Federal, o Governo do Estado também estuda realizar monitoramento no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
“Nossa maior preocupação com relação ao aeroporto é com o monitoramento. É algo que estamos discutindo com a Anvisa e com a Polícia Federal, para que nossas equipes possam entrar no aeroporto e fazer esse monitoramento, essa triagem de todo mundo que desembarca. Uma equipe da secretaria de Saúde está reunida com a Anvisa para encontrar esse caminho sem que haja conflitos de competência”, observou o governador.
Ouça matéria:
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Tacio Melo / Secom