Governador do Amazonas nega aplicação de vacinas vencidas contra Covid-19 no estado

Após denúncia de imunizantes da Astrazeneca teriam sido aplicados no Amazonas fora da validade, a Prefeitura e Governo do Estado se manifestaram sobre o caso e negaram o ocorrido.

No interior do estado um mutirão foi realizado no município de Rio Preto da Eva para vacinar pessoas acima de 20 anos. Na capital, o público geral para vacinação chegou na faixa etária dos 25 anos.

Segundo o governador Wilson Lima, todas as vacinas foram aplicadas dentro do prazo de validade. “Não há a necessidade de quem se vacinou, voltar para tomar vacina. Antes de tomar qualquer atitude consulte os órgãos responsáveis”, garantiu Wilson Lima.

Em nota a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas(FVS) informou que todos os lotes recebidos via Ministério da Saúde, devido ao Programa Nacional de Imunização(PNI) foram distribuídos dentro do prazo de validade aos municípios que são encarregados de armazenar, aplicar e as informações oficiais do MS.

Ainda conforme a FVS, nenhuma dose foi aplicada fora da validade, mas a Coordenação Estadual do PNI monitora junto aos municípios se houve falha de registro no sistema de informação e o que deve ser feito após a análise.

Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde também negou ter recebido e aplicado qualquer vacina fora da validade.

Em caso de dúvidas, a Semsa orienta a registrar ocorrência junto à Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do telefone 0800-092-1603 e 98842-6835, exclusivo para mensagens de WhatsApp.

Ouça a matéria completa: 

Vitória Lima – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Secom