O Barco Hospital São João XXIII vai realizar atendimentos de saúde em comunidades ribeirinhas do Amazonas. A estrutura será inaugurada em dezembro deste ano e vai funcionar em uma parceria entre a Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e o Estado.
Durante a vistoria, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou que a embarcação vai contar com uma estrutura superior à de hospitais do interior do Estado.
A nova estrutura vai percorrer os rios do Amazonas, conforme ocorre com os barcos hospitais Papa Francisco e São João Paulo II, que atendem comunidades ribeirinhas do Estado do Pará. O Barco Hospital São João XXIII é a terceira unidade da Fraternidade Lar São Francisco na Providência de Deus e vai iniciar os atendimentos no fim deste ano.
Frei Alberto Medeiros explica que a estrutura vai atender milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que o convênio entre a Associação Franciscana e o Estado, prevê repasses de verbas por parte do Governo para a manutenção do programa.
- Arquidiocese de Manaus anuncia a vinda do novo bispo auxiliar, frei Samuel Ferreira
- Taxa de Desocupação no Amazonas aumenta 0,2 ponto percentual no 3º trimestre deste ano
Os atendimentos vão alcançar todas as calhas do Amazonas. Mais de 80 profissionais de saúde voluntários serão alojados na embarcação para atender cerca de 200 pacientes por dia. A unidade hospitalar possui 14 leitos, sendo dez de internação e cirurgia e quatro para recuperação pós-anestésica, além de salas cirúrgicas, posto de enfermagem, farmácia, sala de coleta e triagem.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar