O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que as populações da Amazônia precisam de mais oportunidades e acesso a itens básicos, destacando que sustentabilidade não combina com pobreza.
A declaração foi feita durante o evento “ONU e Amazônia: parceria para o desenvolvimento sustentável”, organizado pelo Sistema das Nações Unidas no Brasil, em parceria com o Governo do Pará.
No encontro, nessa quarta-feira (02), foi realizado também o lançamento nacional do Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, uma parceria entre ONU, Governo Federal e Governos estaduais que integram o Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Brasileira.
Durante seu discurso, Wilson Lima voltou a defender um olhar diferenciado do país e do mundo para “além da copa das árvores da Amazônia”, se referindo à urgente necessidade de políticas públicas específicas e que contemplem os povos que mantém a floresta em pé, ressaltando que só o estado Amazonas, por exemplo, mantém 97% de sua cobertura natural preservada.
O encontro acontece por ocasião da visita ao Brasil da vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas, Amina Mohammed. Participaram ainda da agenda o governador do Pará, Helder Barbalho; e o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, representando o Governo Federal.
A ONU e o Consórcio de Governadores lançaram em novembro de 2022, na COP27, no Egito, um mecanismo programático-financeiro para a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira, que prevê a mobilização de recursos por meio da criação do chamado Fundo Multi-doadores das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal (MPTF da Amazônia).
Com informações da Secom
Fotos: Diego Peres/Secom