O governador Wilson Lima e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, anunciaram nessa quarta-feira (20), durante evento com o tema Conectividade na Amazônia, internet de alta qualidade para o município de Tabatinga. A previsão é que até o início de 2024, a rede esteja operando.
No encontro, em Manaus, Wilson Lima afirmou que internet de qualidade é importante para o desenvolvimento e integração de estados e cidades amazônicas. Segundo ele, a tecnologia permite ampliar serviços em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança à população.
Essa parceria (com a Anatel) é no sentido de fazer com que a gente possa encurtar distâncias, melhorar o desempenho da atividade econômica, melhorar áreas como, por exemplo, a saúde, através do nosso programa de Telemedicina, através do nosso ensino a distância, nosso ensino tecnológico mediado, ampliar a cooperação na área de segurança, sobretudo, naquela região de fronteira, destacou o governador.
De acordo com a Anatel, a previsão é de que os cabos de fibra óptica fluvial cheguem a Tabatinga entre dezembro (de 2023) e fevereiro (de 2024), dependendo apenas do rio voltar a encher. Com isso, será possível a construção de uma rede que se conecte com Letícia, na Colômbia.
O governo do Peru também sinalizou interesse em se interconectar e criar ali um grande polo de conectividade para atender a tríplice fronteira. Mas é importante destacar que todo caminho de Tefé até Tabatinga, o cabo vai parando em vários municípios justamente para melhorar a resiliência dessa rede e levar conectividade para esses municípios ribeirinhos, informou Carlos Baigorri.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação