A internet se tornou uma ferramenta indispensável para facilitar a vida das pessoas, porém o ambiente virtual é recheado de práticas criminosas. A Delegacia Especializada em Repressão à Crimes Cibernéticos, orienta a população sobre como proceder ao golpe do phishing.
O crime consiste em uma tentativa de fraude pela internet, que utiliza artifícios para atrair a atenção das pessoas e fazê-las realizar alguma ação, resultando em golpes e prejuízo financeiro às vítimas.
Conforme o delegado Heron Ferreira, essas tentativas de fraudes chegam principalmente pelo aplicativo de conversas WhatsApp, redes sociais e e-mails.
O principal cuidado contra esse tipo de crime é estar sempre em alerta. Por ser um crime bastante comum e quase imperceptível, nem sempre é possível detectá-lo de imediato. Segundo o delgado, levar em conta alguns aspectos, pode evitar cair nesta fraude.
Caso tenha sido vítima do golpe, a orientação é que a pessoa registre um Boletim de Ocorrência por meio do site da Polícia Civil: delegaciainterativa.am.gov.br.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Mayara Viana/PC-AM