O esquema que envolvia a utilização da Câmara Municipal de Itamarati para a obtenção de empréstimos fraudulentos junto à Caixa Econômica Federal foi o alvo da operação “Parlatórium”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos tanto no município quanto em Manaus, além do pedido de afastamento de um vereador, suspeito de envolvimento no esquema.
O promotor de Justiça Caio Fenelon Assis Barros explicou que foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Manaus e Itamarati.
De acordo com a investigação do MP, entre 2021 e 2023, diversas procurações foram expedidas em nome de uma mesma pessoa a pedido do vereador de Itamarati. Paralelamente, várias pessoas que tiveram empréstimos solicitados em seu nome procuraram a Promotoria de Justiça do município, pois estavam sendo acionadas judicialmente pela Caixa Econômica devido a empréstimos dos quais desconheciam a existência. Segundo o promotor de Justiça, a partir dos documentos apreendidos, será possível verificar a extensão do crime.