Garimpo ilegal em APP na nascente do rio Cueiras é alvo de denúncia

A denúncia é de autoria do vereador Caio André, presidente da Câmara de Vereadores de Manaus. O garimpo ilegal fica em uma Área de Proteção Permanente (APP), considerada região protegida com as funções ambientais de preservar, por exemplo, os recursos hídricos. De acordo com o parlamentar, isto é algo que está sendo ameaçado na nascente do rio Cueiras, afluente do rio Negro a 50 kM de Manaus.

A área em questão reúne mais de 90 famílias de seis comunidades indígenas que utilizam o rio para subsistência, além de atrair o público para pesca esportiva.

Dados divulgados em 2023 apontam que a mineração ilegal em terras indígenas da Amazônia Legal aumentou 1.217% nos últimos 35 anos. Um número alarmante divulgado por pesquisa realizada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade do Sul do Alabama, dos Estados Unidos.

A denúncia ganhou apoio dos vereadores e cobrança dos órgãos fiscalizadores. O parlamentar Peixoto exigiu providência contra a situação do garimpo na região dos Cueiras.

Nesta quarta-feira, um requerimento foi votado pelos parlamentares acionando os órgãos de proteção ambiental a nível federal, estadual e municipal, para coibir o garimpo ilegal na área denunciada.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação