Nesse sábado (24), foi realizado o sorteio da ordem de apresentação dos bois Caprichoso e Garantido no 56º Festival Folclórico de Parintins. O sorteio aconteceu com a presença dos torcedores, da diretoria dos bumbás e do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
De acordo com as regras do sorteio, a pedra mais alta permite que a agremiação folclórica escolha por abrir ou encerrar cada noite do festival. O boi Caprichoso tirou as maiores pedras referente à primeira e à segunda noite (30 de junho e 1 de julho) e optou pelo encerramento.
Já o boi Garantido, sorteou a pedra mais alta da terceira e última noite (2 de julho), mas não mudou a sequência e decidiu abrir o festival. Portanto, a ordem de apresentação do festival segue um único formato: o boi vermelho abrirá o espetáculo e o boi azul fará o encerramento.
Segundo o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, o resultado foi o esperado e repete a mesma formação de encerramento de 2022.
É muito bom fechar o festival porque dá saudade e, para mim, como é o último ano de gestão, queria muito fechar o festival para que a gente pudesse ter um pouquinho mais de tempo para se despedir, porque a saudade vai ficar. A gente sai do boi como dirigente, mas fica como torcedor. Tenho certeza que a nação azul e branca vai ficar até o final, disse Jender.
Também demonstrando confiança, o presidente interino do Garantido, Adson Silveira, aprovou o resultado.
Foi o planejado pela nossa comissão de arte. O Garantido está grandioso e a gente queria entrar primeiro nas três noites para que não acontecesse nada de extraordinário e foi o que conseguimos, assegura Adson.
No Bumbódromo, o boi azul e branco vai defender o título com o tema “O Brado do Povo Guerreiro” e o boi encarnado com o espetáculo “Garantido por toda vida”.
Preparativos Garantido
Ontem (25), o boi vermelho e branco iniciou o translado das alegorias para o Bumbódromo. A previsão é que a conclusão dos trabalho ocorra nesta quarta-feira (28).
Ouça o áudio:
Preparativos Caprichoso
Já o Caprichoso realizou, nesse sábado (24), o Boi de Rua que retrata a cultura do bumbá em sua essência, resgatando a forma como o brincar de boi começou.
Ouça o áudio:
Imagens: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa