Para que os municípios afetados pela estiagem possam tratar a água para consumo, a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está conduzindo uma ação para distribuição de frascos de hipoclorito de sódio, utilizado no tratamento de água potável. Serão 28 municípios atendidos pelo projeto
Durante a seca de 2024, foram enviados 160 mil frascos da solução para municípios situados nas regiões dos rios Juruá, Purus, Madeira e Alto Solimões. Entre os meses de janeiro a julho deste ano, foram distribuídos 4 milhões de frascos, como explica a gerente de Recursos Não-Biológicos (GRNB) no Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Raiane Aila.
A distribuição de hipoclorito de sódio ocorre ao longo do ano para auxiliar também no enfrentamento das cheias dos rios.
Os municípios que receberam antecipadamente as 160 mil unidades de hipoclorito de sódio devido à estiagem são: Apuí, Amaturá, Atalaia do Norte, Borba, Benjamin Constant, Beruri, Boca do Acre, Carauari, Canutama, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Juruá, Lábrea, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins e Tapauá.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar