Representante da FVS-RCP – Fundação Vigilância Sanitária do Amazonas – e de Manaus estão realizando a implentação do Plano Estadual de Hemovigilância. A elaboração ainda está na fase inicial. A meta é encontrar mecanismos para identificar, investigar e monitorar reações adversas do ciclo do sangue, desde a doação até o período após a transfusão sanguínea. A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas integra o grupo de planejamento por ser uma instituição parceira na capacitação sobre as reações que podem ocorrer durante todo o procedimento.
A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, destaca a importância da estratégia para fortalecer a segurança de todo o processo.
Os próximos passos para a elaboração do plano incluem: capacitação das equipes municipais, cadastro das unidade de saúde em sistema oficial de notificação, pactuação de ações com os municípios, por meio das Vigilâncias Sanitárias municipais e do setor regulado, que inclui hospitais e demais unidades de saúde que possuem o serviço de hemoterapia, popularmente conhecido como “banco de sangue”.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar