Com a circulação de vírus respiratórios no Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), reforça a importância de adotar medidas preventivas contra doenças como gripe, covid-19 e rinovírus. O alerta é direcionado à toda população, com ênfase aos grupos de risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. As infecções respiratórias apresentam sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade para respirar.
- Em Lábrea, Polícia Militar prende homem com 22 quilos de drogas
- Dia de Combate à Poliomielite: Amazonas tem 94% da meta de vacinação alcançada
No Amazonas, de janeiro a 21 de outubro, foram registrados 3.771 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesse mesmo período, foram registrados 60 óbitos por vírus respiratórios, como explica Lilian Furtado, gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.
A campanha de imunização contra a gripe, de operacionalização das secretarias municipais de saúde, continua em todo o estado até o dia 26 de outubro.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar