O número de mortes em decorrência do coronavírus no Amazonas mais que dobrou, aumentou 133% em apenas 24 horas. O Estado soma sete óbitos em dez dias e chegou a 260 casos confirmados, nesta sexta-feira, 03/4, com 31 novos infectados. Além disso, há outros 600 pacientes à espera de resultado de testes do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas).
A última atualização registrou 10 novos casos em Manacapuru, com dois óbitos. Até a tarde desta quinta-feira, o Amazonas contabilizava três mortes em decorrência do Covid-19.
A diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), Rosemary Pinto, detalhou os números.
Segundo a FVS, três óbitos estão sendo investigados e podem tem sido causados por Covid-19. Há ainda 17 pacientes em estado grave, em UTI.
Todas as vítimas fatais do vírus no Amazonas até o momento são homens de 43, 49, 50, 65, 83 e 85 anos. A diretora da FVS afirma que as estimativas vem se confirmado e, nos próximos dias, deve acontecer uma ‘explosão de casos’ no Amazonas.
O secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias disse que, se a população obedecer o isolamento social, a vida pode voltar ao normal entre junho e julho. Caso contrário, vai demorar ainda mais.
Rodrigo Tobias afirmou que o sistema de saúde do Estado pode entrar em colapso a qualquer momento, devido a quantidade de casos graves.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar