O envio marca o início de uma nova fase para a saúde no Amazonas, garantindo que o plasma antes descartado seja transformado em medicamentos hemoderivados de alto custo, que serão distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
O primeiro carregamento de plasma excedente foi enviado à Hemobrás, com destino para produção de hemoderivados (medicamentos) pela Octapharma, na Suíça.
O credenciamento da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para o envio de plasma foi homologado no mês de julho passado, após um rigoroso processo de auditoria. O diretor técnico do Hemoam, Dr Sérgio Albuquerque, explica o que essa medida influencia da prática do dia a dia de pacientes de todo o país.
A Fundação Hospitalar e Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM ) é o órgão responsável pelo provimento de sangue e segurança transfusional para todo o estado do Amazonas. Fundada em 1989, a instituição se tornou um centro de referência para o diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas na região Norte.
Rádio Rio Mar
Foto: Leonardo Mota/Hemoam