A frota de motocicletas do Amazonas aumentou 88% em dez anos e a quantidade de veículos cresceu 29%, entre junho de 2016 e junho de 2025. As informações são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Conforme a secretaria do Ministério dos Transportes, em junho de 2016, quando o Estado do Amazonas tinha população estimada pelo IBGE em 4 milhões de habitantes, a frota era de 227,5 mil motos e pouco mais de 363,5 mil carros.
Atualmente, o IBGE aponta população inferior a 4,3 milhões no Amazonas e a Senatran indica frota de 428,6 mil motocicletas e 470,3 mil veículos.
Portanto, enquanto a população aumentou 7,5%, a frota geral do Amazonas, considerando todos os tipos de transportes automotores, saltou 53%.
Em números absolutos, isso significa dizer que, ao mesmo tempo em que o Estado ganhou 300 mil habitantes, 429,3 mil automóveis se somaram à frota. Ou seja, o Amazonas recebeu mais veículos do que pessoas ao longo de uma década.
Setores impulsionadores
Entre as causas dessa expansão da frota estão o aumento das atividades de entrega em domicílio, como delivery de compras, além dos transportes individuais por aplicativo.
E uma das principais consequências desse aumento na quantidade de automóveis nas ruas é a piora na mobilidade urbana. De acordo um estudo da empresa Urban Sistems, de 2024, chamado de Ranking das Cidades Inteligentes Conectadas, o Amazonas não tem nenhuma cidade entre as 100 primeiras do ranking de municípios brasileiros com melhor mobilidade urbana.
O levantamento avalia indicadores que refletem a qualidade do transporte público, infraestrutura viária, oferta de modais alternativos e tecnologia aplicada ao trânsito.
Uma pesquisa da empresa de marketing digital chamada Gambling.com, realizada no ano passado, revelou ainda que Manaus é a segunda pior cidade do Brasil para dirigir, atrás apenas de São Paulo, e também a segunda com os piores motoristas do Brasil.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Aleam/Divulgação