Fraternidade Lar São Francisco de Assis destaca importância do barco-hospital

A Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus recorda o pedido feito pelo Papa Francisco, durante sua visita ao Brasil em 2013, para que o atendimento médico chegasse até os ribeirinhos da região amazônica.

A iniciativa ganhou forma com o projeto idealizado por Frei Francisco Belotti, presidente da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, sediada em Jaci, no interior de São Paulo. A missão era clara: levar saúde e esperança às comunidades mais isoladas da floresta.

Doze anos após o pedido do pontífice, o projeto conta com três barcos-hospitais em plena atividade na região Norte do país: João Paulo II, São João XXIII e São Francisco. As embarcações realizam expedições simultâneas, com frequência de duas por mês — uma no Pará e outra no Amazonas — oferecendo atendimentos médicos, de enfermagem e até cirurgias.

Os atendimentos são gratuitos e, muitas vezes, representam o único acesso à saúde que essas populações têm durante o ano. As embarcações funcionam como verdadeiros hospitais flutuantes, equipados com consultórios, salas de cirurgia, laboratórios e farmácia. Com suas velas invisíveis e motores movidos por fé e solidariedade, os barcos-hospitais seguem navegando, cumprindo uma missão que começou com um pedido papal e hoje é um gesto concreto de amor ao próximo.

  • Sakuratoto