Nesta semana aconteceu a 10ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus. Na ocasião foram debatidas pautas como a Criação da lei municipal de incentivos fiscais para indústrias da Zona Franca, implementação de programa de compras regionais, revitalização do Centro, reordenamento dos resíduos sólidos, entre outras, como destaca o líder da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Jr.
As reuniões acontecem a cada dois meses desde 2021. O subsecretário Operacional da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Gustavo Igrejas, relata que o fórum é uma ponta entre a Zona Franca de Manaus e a Prefeitura.
Fazem parte do Fórum, a Prefeitura de Manaus, com as diversas secretarias como a Semtepi, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), além da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Federação de Agricultura e Pecuária (Faea). A Suframa é um dos órgãos participantes da iniciativa. O coordenador geral de assuntos internacionais e comércio exterior da autarquia, Luís Frederico, comentou sobre a reunião.
O fórum foi criado por meio do decreto nº 5.049 com a ideia de integrar os setores da indústria, comércio e agropecuário que compõem a Zona Franca de Manaus as instituições municipais.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Antonio Pereira / Semcom