O coletivo Fórum das Águas promove na manhã desta quinta-feira (22), a entrega de “Carta Compromisso com o Saneamento Básico e a Vida” aos candidatos às eleições 2022. O evento acontece no auditório do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES) – Rua Leonardo Malcher, 339, Aparecida. Na ocasião, temas relevantes ao Amazonas serão sorteados pelo coletivo para que os candidatos possam responder.
Entre as prioridades descritas no documento estão o compromisso com a construção de políticas públicas voltadas à gestão democrática da água, com interfaces relacionadas à moradia, a saúde e o meio ambiente. Além disso, a carta elege a necessidade de que o candidato, caso eleito, trabalhe projetos e propostas de forma participativa, incluindo a população e suas representações a fim de que possam contribuir na elaboração dos mesmos, promovendo uma conscientização cidadã e fiscalização das atividades desempenhadas.
Atualmente, a capital amazonense ocupa a 89ª posição na política de abastecimento de água e esgotamento sanitário, entre as cem maiores cidades brasileiras, de acordo com o ranking mais recente do Instituto Trata Brasil.
O documento destaca “que é de conhecimento geral que as residências das periferias, ocupações e palafitas, que totalizam 53% dos domicílios manauaras (IBGE 2021) têm acesso a um abastecimento precário ou sofrem com a ausência total desses serviços”.
O Fórum das Águas defende a água como um direito humano, já reconhecido pela Organização das Nações Unidas (A/RES/64/292), além de uma gestão coordenada das águas, de modo que todos os setores da sociedade sejam adequadamente contemplados, sem prejuízo para a preservação desse elemento essencial para a manutenção da vida.
Sobre o Fórum
O Fórum das Águas tem como princípio ser espaço público, amplo e democrático, aberto ao debate de ideias e experiências, articulador de ações eficazes junto aos movimentos da sociedade civil, lideranças comunitárias, educadores ambientais e demais entidades com a proposta de incidir na construção de políticas sobre a água na cidade de Manaus. Reúne-se mensalmente às segundas-feiras, na terceira semana do mês.
Integram o Fórum das Águas: Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES); Movimento Salve o Mindu, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA); Instituto Sumaúma; Escola Municipal Francisca Nunes; Movimento Cultufuturista da Amazônia; Levante Popular da Juventude; Engajamundo; Rede um grito pela vida; Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus; Comunidade Eclesial de Base (CEBs) regional Norte 1; Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM); Amigos Sementes da Natureza do Puraquequara; Parque Municipal Nascente do Mindu; Pastoral da Criança da Arquidiocese de Manaus; Equipe Itinerante; Movimento de Mulheres Negras da Floresta – Dandara; Fórum Permanente das Mulheres de Manaus.
Leia também:
- ‘Lei da Ficha Limpa’ causa cassação de menos de 1% das candidaturas de 2022
- Prazo para tirar a 2ª via do título eleitoral termina nesta quinta-feira (22/09)
Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação